quarta-feira, 2 de março de 2011

Banhos termais em Budapeste ou compre um maiô!

Eu disse que os banhos termais seriam assusnto para outro post, e aqui está ele! Vou poder falar apenas dos dois banhos termais  aos quais eu tive a oportunidade de ir.
O primeiro foi o Szechenyi Thermal Baths, do qual eu tive medo no início, porque é a céu aberto e a temperatura no dia era de 1 mísero grau "celsio" (tomando a liberdade de inventar um singular pra palavra, porque afinal de contas, o inventor da escala era sueco).


(Szechenyi Thermal Baths)

Fui convencida a colocar meu belo biquini e avancar para a piscina ao lar livre. A temperatura da água da primeira piscina era de 36 graus celsius.
Eu achei quase tranquilo sair correndo da área aquecida de biquini até a piscina. Uma vez dentro da piscina, não senti mais frio, uma delícia, jatos de água vindos do chao para massagear o corpo dentro da piscina, uma mini banheira de hidromassagem no meio, uma correnteza simulada e namorado a tiracolo.
Do outro lado da área aquecida por onde as pessoas entram na área total do spa, há um outro prédio bem parecido onde você pode encontrar a sauna seca, e os banhos mais específicos (com magnésio, cálcio e etc).
Esse banho termal foi bem divertido por causa da aventura do frio e também porque era mais descontraído do que o Géllert Spa. O Gellért fica dentro do hotel de mesmo nome e é bem fácil de ser encontrado, é muito elogiado pela arquitetura e possui tanto áreas comuns quanto separadas para homens e mulheres.


(Géllert Spa)

Eu achei o Géllert mais um programa pra casais mais velhos, ou grupo de amigas. Vou contar o porquê em tópicos!

1- A parte mais legal do spa é separada para homens e mulheres. (Na parte das mulheres tem sauna a vapor, massagem, duas piscinas extra e secadores de cabelos, na dos homens nao sei, porque óbviamente não pude entrar). Então de você vai com seu namorado, fica claro o inconveniente!

2- Não pense que não sera azarada na parte dedicada somente às mulheres, muitas delas tiram toda a roupa e ficam andando nuinhas em pelo pela parte feminina, pelo que eu soube, acontece o mesmo na área masculina.

3- Se vc é mulata, morena, brasileira, jovem e tem um corpinho que não fala mal de ninguém, filhinha, investe num maiô. Os olhares dos homens pra mim eram beeeeeeeem desconfortáveis, e olha que meu biquini cobria tudo o que podia.

4- Percebi que há mais jovens no outro banho termal, que é mais barato e sim, mais divertido, tenho que admitir.

5- Pra você que é brasileiro e gosta de luxo, esqueca! As cabines para se trocar as roupas são antigas e mesmo as do Géllert que supostamente seriam "fancier" deixam muito a desejar no quesito "vamos ser exclusivos" (uma pena!)

6- Não esqueca de levar um chinelo de borracha, uma toalha e se você curte, leve também uma máscara para cabelos pra usar na sauna a vapor...meu cabelo ficou uma beleza depois e eu nem passei nada.

7- Lave bem o cabelo antes de entrar em alguma piscina de novo, ou passe o creme no cabelo e faca a sauna como a última coisa  e no máximo tome uma ducha...sacanagem entrar com o cabelo cheio de creme no banho termal!

8- A Hungria é um país um pouco machista (não sei se meus padrões estao muito suecos, mas bem mais machista que a Suécia) portanto, minhas práticas como comer banana no metro (nao faca isso, a nao ser que você queira ver um velhinho húngaro te encarando pensando nas coisas mais...bom, nem vou continuar...erro meu! Nada de banana em público se vc é brasileira e morenaca, ou mulata, ou tem aquela cor que as européias tentam, mas só chegam ao laranja dos bronzeadores artificiais). Também no fique sassaricando fora da piscina de biquini, compre o maiô!

9- Mesmo tendo gostado mais do primeiro banho termal, não dispensaria o segundo...quanto mais melhor.

10- Os banhos termais custam em torno de 13 euros por pessoa com acesso a todas as piscinas, massagens e os outros servicos, são extras.

Espero ter ajudado um pouco, porque antes de viajar eu procurei este tipo de informacao e não encontrei.

4 comentários:

  1. Muito legal, Mari!!! vc escreve tão bem!!! Parabéns!!! E é mto bom perceber como vc está feli nesta nova vida q vc escolheu!!! Saudades!!! Bjs Dani

    ResponderExcluir
  2. Legal demais tuas dicas, mulé! Diz aí, vc já foi naquela boate em budapeste cheia de piscinas aquecidas?

    ResponderExcluir
  3. Imagino...tô até vendo a cena... ahahahhahahahha
    adorei "celsio" ..rs.. tá certo, é isso aí mesmo :)
    Tá ótimo o seu blog!
    Beijos, saudade!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Dani e Michelle!
    Mi...essa festa geralmente acontece em um dos banhos termais em Budapeste e tem um foco em cinema e tal...Mas ela tem datas específicas pra acontecer e quando eu fui já tinha passado o dia.
    fiquei toda tristinha...
    Ana, minha dinda inspiradora...vamo q vamo...o blog me desabafa! rsrs

    ResponderExcluir