segunda-feira, 14 de março de 2011

Dicas de Viagem - Copenhagen

Vou comecar falando sobre Copenhagen, simplesmente porque a cidade é mais famosa e mais gente procura informacões sobre o que fazer quando lá estiver. Vou comecar dizendo o óbvio...a cidade é bem mais divertida no verão!
Calor sustentável, circular pela cidade é fácil e os ônibus tem wi-fi! Todo mundo fala inglês, então eu agora já chego na cara de pau e peco informacão em inglês sem nem pestanejar, fingindo que Dinamarquês não existe. Não é legal da minha parte, mas até hoje, todos os dinamarqueses foram bem atenciosos e simpáticos ao me dar informacões em inglês, eles são simpáticos, mesmo.
A primeira coisa que se deve fazer quando na cidade, na minha opinião, é andar sem lenco nem documento, olhar pra tudo em volta, admirar o tanto de gente bonita e bem produzida que tem (para os padrões brasileiros), admirar a arquitetura e só! Tudo isso não custa dinheiro e é uma delícia de se fazer. Nesse mesmo passeio, dá pra ir a rua de compras chamada Stroget (o "o" nessa palavra é aquele "o" dinamarquês, cortado ao meio, que eu não tenho no meu teclado, tem o mermo som de "i" em bird, ou quase um "ã" em português, equivalente ao "ö" sueco).


(Ströget - esse é o início da rua pra quem vem do metrô)











(lojinha de souvenirs na Stroget...viking afro descendente, só pode ser piada ou filho meu!)




Se você procurar no site oficial de viagem de Copenhagen, vai encontrar informacões a respeito das lojas (H&M, Vero Modas e cia) que eles têm espalhadas pela rua. O povo escandinavo em si, não dá a mínima para marcas famosas como eu pude perceber, e pra eles é até cafona sair na rua com uma camiseta que diz Dolce & Gabana do tamanho de um bonde na frente! Aqui, se você tem dinheiro, não sai por aí anunciando aos quatro ventos como fazem os emergentes no Brasil.
H&M é uma C&A que só tem na Europa, barata, e com coisas que valem super a pena, vale a visita, eu mesma tenho muuuuuuuita coisa de lá! A Vero modas, é um pouquinho mais cara, mas parte do mesmo princípio da H&M. Recomendo as duas para achados por excelentes precos! Quem quiser souvenirs, também consegue achar no mesmo lugar por precos salgadinhos (pra souvenirs...) até às 18h de segunda a quinta, 19h às sextas e 16h aos sábados, aos domingos TUDO FECHA EM COPENHAGEN! Porém, o site afirma que no primeiro domingo do mês, as lojas estão abertas das 10h às 16h! (eu nunca apareco por lá aos domingos)
A Stroget também tem aqueles cafés que você só encontra na europa, com cada doce maravilhoso, não dá pra não sentar e comer uma panqueca de blueberry com amora e chantilly, por exemplo!

A Segunda coisa que não dá pra perder em Copenhagen, não fica em Copenhagen, mas é só pegar o trem que em 40 minutos você chega lá! O castelo de Hamlet! Eu digo assim porque este é o castelo onde Shakespeare ambientou a tragédia de Hamlet. Hoje em dia é um museu interessante que também conta a história das disputas de teritório na escandinávia, custou pra mim 30 reais a visita completa. É chamado castelo de Kronborg, é lindíssimo e fica em Elsinore (quem leu Hamlet sabe! rs)


(Kronborg castle)

(e o gatíssimo Jude law, que também é ator, inglês, deve curtir Shakespeare e esteve lá, aiaiaiai...)


(e eu por lá, mesmo no tendo encontrado sir Law, valeu!)

Terceira coisa que não se pode perder quando em Copenhagen, na minha opinião é claro, o Tivoli park! Isso mesmo, o parque de diversões que inspirou Walt Disney. É lindo, bucólico, romantico e CARO! Você paga pra entrar e por brinquedo também, mas vale a pena, super bonito, e tem restaurantes ótimos.


(castelo mourisco no Tivoli à noite)





 (eu nos jardins do Tivoli)












(ainda no Tivoli, Bryghus significa cervejaria, eu infelizmente não entrei)

















(Mais uma minha no Tivoli...no verão, é óbvio!)









(Eu em frente ao castelo mourisco durante o dia)

Quarta coisa pra ver em Copenhagen: A pequena Sereia. Pra quem nao sabe, a Dinamarca é a terra de Christian Andersen que escreveu o conto da pequena sereia, posteriormente adaptado e vivido por Ariel, a sereiazinha dos cabelos de fogo...

 (não tem muita graca...eu não achei...)

E finalmente, A Christiania! Pra mim, vem por último, porque comunidade alternativa não é bem minha parada, mas pra muita gente é a primeirona da lista! Vou explicar porque em meias palavras...Na Christiania, há um lindo lago, um restaurante interessante, e vendas em barraquinhas que vendem a principal atracão de Amsterdam...todo mundo entendeu, né? A Christiania é meio "legalize"...pra quem gosta...tá lá! Christiania - segundo maior destino turístico de Copenhagen (porque será?)



Não é muito meu estilo...

Copenhagen também tem o melhor restaurante do mundo eleito em 2010 o "Noma", estivemos perquisando e o menu com 3 courses (entrada, prato principal e sobremesa) custa pouco mais de 300 reais quase 400, com bebidas não incluídas, por pessoa! Comparando com os precos de restaurantes caros no Brasil...tá bom o preco, hein!


(pra quem acha que eu estou só especulando, aí está o Noma nas cabecas)





Brasileiros que como eu adoram um frufru, podem esquecer! No Noma, não tem luxo sem funcão...o melhor restaurante do mundo se baseia na comida e não em gueri gueri! Olha aí a foto acima do Noma que não me deixa mentir... e a Escandinávia mais uma vez muda meus conceitos...o que a gente conhece por chique no Brasil é apenas arte de esbanjar e É CAFONA, povo!

É claro, que a Dinamarca tem muitos museus, que eu terei uma vida pra conhecer e contar pra vocês mas por enquanto, deixo aqui o museu nacional, a galeria nacional, Louisiana (que é uma cidade de classe alta perto de Copenhagen, com um museu de arte moderna, prometo review no verao), castelo de Amalienborg
e Nyhavn (que merece um post especial ainda essa semana).


(Museu nacional em Copenhagen)


(A galeria nacional de Copenhagen)


(castelo de Amalienborg)

Nyhavn vai ter foto aqui ainda essa semana, tirada por mim...prometo!

E está aí...o que eu acho que vale a pena numa primeira visita a Copenhagen! Quem curtiu bate palma! hehe

4 comentários:

  1. E não fiquem me achando chique,não...pq eu ainda me lembro de assistir na televisão a conferencia em copenhagen pela diminuicão da emissao e gases poluentes por parte dos países "desdenvolvidos" e pensar: caraca...taí um ligar pra onde eu não tenho e nem nunca terei grana pra ir...
    Balela, no ano seguinte, só por causa de um bofe peguei meu dinheirinho de professora, juntei e fui!
    E só pude contar com esse dinheiro mesmo!
    Dá pra viajar... é só juntar durante um ano e tempo de partir pra Europa!

    ResponderExcluir
  2. Marilia

    Estou amando seu Blog rsrsrss

    tem algo sobre amsterda?

    Bj Cecilia acperiard@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Cecília,
      um blog muito bom com dicas maravilhosas de Amsterdã é o Ducs Amsterdã (http://www.ducsamsterdam.net/)
      Dá uma passada lá, é risada na certa!

      Bjs

      Excluir
    2. Oi Cecília!
      Que legal que vc gostou do blog! Vou pra Amsterdam na semana que vem e prometo um post fofo em agosto!
      Super beijos
      Marília

      Excluir