quinta-feira, 31 de março de 2011

E os silicones, sulfatos e petrolatos ainda me assombram!

Olha, eu já tive namorado engenheiro químico que nunca me explicou nada, virou meu amigo e continuou sem me explicar nada, parei de falar com ele...agora que não explica nada, mesmo! A namorada atual dele (também engenheira química) me adicionou no Facebook, eu aceitei, porque sou mais do amor do que do ódio (nem razão tenho pra ter ódio, acho ela ótima, pelas coisas que leio do seu perfil!), também nunca me explicou nada! Saí eu a procurar um jeito de não sacanear tanto o meu cabelo que sempre me sacaneia! Afinal de contas, SOU DO AMOR!
E aí a gente começa a descobrir tudo que não pode, sulfato, petrolato, silicone insolúvel...bla blablá! Se meu professor de química tivesse introduzido aquela chatisse com essa abordagem, garanto que eu e as meninas da sala teríamos fixado muito mais aquela porcaria toda! Mas vamos dar um desconto, professor tem que dar aula de 7 da manhã às 10 da noite pra ganhar um salário razoável (e salário razoável pra mim é no mínimo uns 3000 reais por mês), e aí entra toda uma outra questão que é assunto pra outro post.
Estava lendo o blog de outra menina, bem interessante por sinal, chama-se "Roubaram meu rouge", e ele explicou tudo por a mais b, dando nome aos bois e tudo. Então se for comprar shampoo ou condicionador, vá ler as embalagens, ou se for à uma cutelaria (aquela loja maravilhosa de produtos para cabeleireiros que todas adoramos), procure no google os produtos mais cotados, leia a composição e vá com opinião formada, porque as vendedoras vão começar a te empurrar coisas! Enfim, a menina deu uma listinha que eu vou reproduzir aqui (imprima a sua!)


Silicones Solúveis em água: (ou seja, podem ser usados)
  • Dimethicone Copolyol
  • Hydrolyzed Wheat Protein Hydroxypropyl Polysiloxane
  • Lauryl methicone copolyol
  • Amodimethicone (e) Trideceth-12 ou 6 (e) Cetrimonium Chloride, é importante observar a presença dos 3 ingredientes na mesma composição e eles não precisam estar escritos sem sequência.
  • PEG-33 (e) PEG-8 Dimethicone (e) PEG-14, presentes na mesma fórmula, não precisam estar em sequência.
  • PEG-7 Amodimethicone
  • Dimethicone PEG-8 Phosphate
  • Ammonium Dimethicone PEG-7 Sulfate
  • Dimethicone PEG-8 Adipate,
  • Dimethicone PEG-8 Benzoate,
  • Dimethicone PEG-7 Phosphate,
  • Dimethicone PEG-10 Phosphate,
  • Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate, uii
  • Dimethicone PEG/PPG-7/4 Phosphate,
  • Dimethicone PEG/PPG-12/4 Phosphate,
  • PEG-3 Dimethicone,
  • PEG-7 Dimethicone,
  • PEG-8 Dimethicone,
  • PEG-9 Dimethicone,
  • PEG-10 Dimethicone,
  • PEG-12 Dimethicone,
  • PEG-14 Dimethicone,
  • PEG-17 Dimethicone,
  • PEG/PPG-3/10 Dimethicone,
  • PEG/PPG-4/12 Dimethicone,
  • PEG/PPG-6/11 Dimethicone,
  • PEG/PPG-8/14 Dimethicone,
  • PEG/PPG-14/4 Dimethicone,
  • PEG/PPG-15/15 Dimethicone,
  • PEG/PPG-16/2 Dimethicone,
  • PEG/PPG-17/18 Dimethicone,
  • PEG/PPG-18/18 Dimethicone,
  • PEG/PPG-19/19 Dimethicone,
  • PEG/PPG-20/6 Dimethicone,
  • PEG/PPG-20/15 Dimethicone,
  • PEG/PPG-20/20 Dimethicone,
  • PEG/PPG-20/23 Dimethicone,
  • PEG/PPG-20/29 Dimethicone,
  • PEG/PPG-22/23 Dimethicone,
  • PEG/PPG-22/24 Dimethicone,
  • PEG/PPG-23/6 Dimethicone,
  • PEG/PPG-25/25 Dimethicone,
  • PEG/PPG-27/27 Dimethicone,
Silicones NÃO solúveis em água:(aqueles que deve ser abolidos)
  • Amodimethicone (insolúvel em água se sozinho)
  • Cetearyl methicone
  • Cetyl Dimethicone
  • Cyclomethicone
  • Cyclopentasiloxane
  • Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos)
  • Dimethiconol
  • Stearyl Dimethicone
  • Trimethylsilylamodimethicone
  • Simethicone
  • Polydimethylsiloxane
  • Methicone
  • Phenyl Trimethicone
  • Dimethylpolysiloxane
  • OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida apesar de ter o 'one' não é silicone.

É recomendado também evitar os derivados de petróleo:
  • Petrolatum/petrolato
  • Mineral Oil/óleo mineral
  • Parafinum Liquid/parafina líquida
  • Vaselina

Filtro Solar – para saber se realmente tem filtro na fórmula deve conter na composição:

  • Benzophenone-2, (ou 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10)
  • Benzophenone-4
  • Benzyl salicylate
  • Benzylidene camphor sulfonic acid
  • Bornelone
  • Ethyl cinnamate
  • Ethylhexyl methoxycinnamate (octyl methoxycinnamate) Octoxynol-40, - 20
  • Octyl methoxycinnamate
  • Octyl Salicylate
  • Oxybenzone
  • Phenyl ketone
  • PEG-25 PABA
  • Polyacrylamidomethyl benzylidene camphor
Daqui de casa salvaram-se:

a máscara da Absolut repair da L'oreal,

o Olive Glossing Conditioner da The Body Shop

e a máscara anti-quebra da Elséve


...todas com Amodimethicone, em todas ele está na tríplice que eu destaquei lá em cima em azul e não danifica o meu cabelo. Se estiver na tríplice não tem problema.

Quero deixar claro que o problema dos silicones não solúveis e petrolatos, é que eles agarram no cabelo e só saem com shampoo anti-resíduos. e o pessoal do no/low poo não curte.
Low/no poo é uma técnica nova desenvolvida por uma americana que consiste em lavar os cabelos com shampoos sem sulfato (low poo), ou não usar shampoo, investir apenas nos condicionadores para lavar os cabelos.
Essas adeptas não usam detergentes (sulfatos) para tirar as coisas que grudam mesmo nos cabelos, então é óbvio, que elas não podem usar os grudentos petrolatos e silicones insolúveis, porque eles não vão sair! Elas contam maravilhas desse método, mas eu não curto tanto. Lavo os cabelos com shampoo 4 vezes por semana (tá quente!), dessas quatro vezes, em duas uso shampoo com sulfato, mas é shampoo profissional e beeem hidratante (atualmente vou alternando o kerastase nutri-termique e o absolut repair), então não vejo problema. Nas outras duas vezes gosto de usar o sulfate free (foxy curls da bed head).
Também invisto na umidificação (passar óleo 100 por cento natural nos cabelos e deixar por 30 min antes de lavar com os sulfatosos), com azeite de oliva mesmo (vale óleo de coco, semente de uva, macadâmia, só precisa ser 100 por cento vegetal), fica muito boa! Mas vou relembrar...tenho cabelo afro! Se o seu cabelo passa perto de ficar oleoso com alguma coisa, esqueça!

- Ah, Marília, tenha dó! Tenho mais o que fazer do que ficar procurando coisa pra cabelo!

Minhas respostas:

- Ok, saia por aí com cabelo de bruxa, se você é feliz assim....

- Você não é feliz assim? Vá gastar aos tubos no salão e ter resultados paleativos.

- Você não liga? Me dá seu telefone que eu te vendo tudo que eu tenho que não presta be baratinho! hehe

- Você quer fazer, mas não tem tempo? Pegue um diazinho só, pesquise na internet, anote uns bem recomendados e vá alternando!

Viu?

Dá pra fazer...deixa ser prega!


Um comentário:

  1. Ah, o maravilhoso Umidificador de cachos com colágeno da Elséve também salvou-se!

    ResponderExcluir