domingo, 13 de março de 2011

Systembolaget - onde se pode comprar bebida alcólica de verdade na Suécia




Systembolaget!
Tem sueco que odeia e vive tirando as calcas pela cabeca, tem Dinamarques que vem prá cá e faz piada, os estrangeiros vindos de um pouco mais longe não conseguem compreender e enfim...tem gente que gosta!
No último post sobre o restaurante Carib Kreol, eu fiquei de explicar a questão da venda de bebida alcólica na Suécia, que é bem mais ampla que na maioria dos outros países.
O que é o Systembolaget?
A grosso modo são lojinhas espalhadas pela Suécia, onde se pode comprar bebida alcólica com concentracão de alcool maior que 3.5%. Por aqui, quem quiser beber álcool de verdade tem que ir a um pub, bar, restaurante, ou ao nosso querido Systembolaget!
Porquê?
Vou tentar explicar com as minhas palavras o que o site (http://www.systembolaget.se/English/), melhor, vou traduzir mesmo: existe para minimizar os problemas relacionados ao álcool através da venda de álcool de uma maneira responsável, sem fins lucrativos!
Tem muita coisa esquisita por aqui, coisas para as quais eu não vejo muito motivo mas me dou o desconto de ter sido criada em uma cultura bem diferente e também me dou o direito de achar o que eu quiser. Pois é...o Systembloget eu entendo perfeitamente! Os caras estão tentando minimizar gastos públicos com problemas de alcolismo, é bem óbvio! Já que a Suécia arca com a responsabilidade de tratar da saúde de seus filhos pródigos de forma magistral! (hospital público aqui é melhor que a rede Dor!)
Não vou me aprofundar em questões políticas, mas o systembolaget não me incomoda nem um pouco, ok...as lojas fecham às 18h, ah, mas se programando dá pra resolver.
É simples: Ano novo, festa na casa dos amigos, você precisa levar cerveja. Passa no systembolaget que tem  de tudo que você possa imaginar! Se Não tiver, encomenda que eles trazem pra você (com um prazo, lógico!)
A loja tem tanta variedade que você se perde lá dentro. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode comprar bebidas no systembolaget (tem que levar documento). Eu acho uma iniciativa legal, e o governo é tão sério com relacão a isso, que no site da nossa querida lojinha de álcool, eles postaram até um estudo dizendo como a Suécia seria afetada se ao invés de lojinha, as coisas fossem como no Brasil por exemplo.
O único contra a meu ver, é o preco do álcool ao redor da cidade. Em Malmö, que é beeem baratinho se comparado a outras regiões da Suécia, uma cerveja no Pub barato, custa 40 kronor, ou seja, 10 reais a tulipa, meu bem! Um assalto! Eu acredito que seja reflexo do Systembolaget...mas...cerveja nos pubs de Copenhagen também é caro e lá não tem lojinha...então, vai ser preciso mais que isso pra que eu me vire contra o Systembolaget! Enquanto isso, divirtam-se com o preco da garrafa de cachaca 51:

61 reais!!!! hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário