quinta-feira, 7 de abril de 2011

Rotina de cuidados capilares

Há muito tempo, venho tentando estabelecer uma rotina para cuidar dos meus cabelos tão sofridos. Meu cabelo já passou por muitos relaxamentos com hidróxido de sódio e eu ando querendo acabar com essa minha escravidão. Os resultados dos relaxamentos com hidróxido são bem superiores ao do relaxamento com Guanidina por exemplo. Qunado você anda na rua e vê aquela mulher com um cabelo alisado que não mexe por nada, nem com furacão, o mais provável é que ela tenha alisado o cabelo com guanidina. Na Europa, é bem difícil encontrar relaxamentos feitos a base de hidróxido e eu fiquei no meio do fogo cruzado!
Resolvi parar de fazer qualquer tipo de relaxamento no cabelo e estabeleci uma rotina de cuidados que tem reduzido o volume do meu cabelo (sem química há 4 meses) e resgatado o brilho perdido.

O que eu faço?

Falei tanto das técnicas no/low poo, onde se faz umidificação, não se lava os cabelos com shampoos que contenham sulfatos e nem se usa condicionadores, máscaras ou finalizadores que contenham os silicones insolúveis e petrolatos. Pois bem, aderi à técnica mais ou menos, porque não vou deixar de usar o nutri-thermique da kerastase ou o absolut repair da L'oreal porque eles têm sulfato. Nem vou jogar as coisas que tenho em casa que dão resultado no meu cabelo porque elas têm petrolatos e silicones insolúveis. Depois que as coisas acabarem eu compro os produtos sem venenos. O que eu faço é usar shampoos com sulfatos apenas 2 vezes por semana, nas outras duas lavo apenas com condicionador ou com shampoo sem sulfato. Também uso shampoo anti-resíduos de quinze em quinze dias pra retirar todo o excesso de porcarias que tenham se acumulado nos meus fios. Minha rotina vai mais ou menos assim:

Domingo:


   



A máscara Lanox contém petrolatos, mas comigo dá resultados e eu não vou jogar fora (uso como máscara nutritiva), quando acabar essa, eu compro uma sem pretrolatos, oras... O Shampoo da Kérastase tem sulfato, mas quero ver quem vai me convencer de que ele não é hidratante!

Segunda-Feira:

Se você tem cabelo crespo, segura a tua onda e nada de lavar cabelo. Não inventa!

Terça-Feira:

    

Na terça, rola uma reconstrução básica com esse super kit! O Shampoo também tem sulfato, mas ninguém vai me convencer de que não tem uma fórmula muito suave e hidratante também! Eliminei os condicionadores nesses dias, e shampoo e máscara, a nova tendência pra quem tem cabelos tipo os meus!

Quarta-Feira:

Nada de shampoo!

Quinta-Feira:

        

Na quinta eu uso uma combinação que  galera do No/low poo assinaria embaixo! Shampoo Bed Head foxy curls sem sulfato, máscara da elseve (que não tem petrolatos, nem silicones insolúveis) e a ampolinha da alta moda de semi di lino misturada na máscara.

Sexta-feira:

Mais um dia de segurar a onda e não lavar a juba!

Sábado:


Condicionador Olive glossing da The body shop, também liberado, sem silicones do mal e petrolatos. Descobri que nos condicionadores, há agentes que limpam os cabelos, então, se você tem cabelos extra secos, pode investir na lavagem apenas com o condicionador.

E depois corre pro abraço, que seu cabelo vai ligar pra mim pra agradecer! Achou caro, substitua os produtos, o único que eu acho insubstituível daí de cima é o absolut repair, o resto, dá pra comprar por preços camaradas numa farmácia amiga.
A Amend acabou de lançar uma linha sem sulfatos petrolatos e silicones do mal, o shampoo, acho que não sai por mais de 20 reais.

Tem também a máscara nutritiva nova da Elséve que eu estou doida para experimentar porque tem óleo de argan, só não comprei ainda porque tenho duas e tenho que parar de gastar tanto dinheiro! A máscara e o condicionador estão liberados, mas o shampoo contem sulfatos, fica com a linha eco da Amend mesmo!



Quanto aos condicionadores, baratinhos...todos os da Elséve estão liberados! E as ampolinhas de vitaminas, é só ler o rótulo e achar a melhor pra vc! Muito boas!




2 comentários:

  1. Gata! Tentei fazer o co-wash e não deu pelo enos não com produtos da Elseve meu cabelo ficou uma porcaria. Acho que o meu cabelo gosta é de veneno.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ih...gatona...cada cabelo uma sentenca, né? Comigo até que dá certo...uma super diminuída no volume. Se ainda quiser tentar...dê uma chance ao condicionador Lory's kids de passiflora...foi o que mais deu certo comigo... mas se nao...continua menina veneno que também é sucesso de qualquer forma...rs

    Bjones!

    ResponderExcluir