sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas de Viagem: Malmö - Suécia

Eu bem me lembro ter prometido um post de dicas de viagem sobre Malmö na Suécia na época em que escrevi o de Copenhagen, mas depois, me esqueci completamente! Estava eu conversando com um amigo que está indo pra Suécia agora no verão e me lembrei de sugerir 10 coisas legais pra se fazer em Malmö.
Se você estiver em Copenhagen, não deixe de pegar o trem na central e ir à Malmö, pois leva apenas 30 minutos de uma cidade a outra (e de um país a outro, também)!

1- Cara, pra mim, o grande lance de Malmö (no verão, é claro!) são os parques. Me lembro bem que da 
primeira vez que entrei no Pildammsparken, achei que tinha morrido e ido pro paraíso! É bom pra fazer farra com os amigos nos gramados, correr, andar de bicicleta, ver os patos no lago, ver o anfiteatro, os jardim da rainha Sílvia, enfim! É uma lindeza, eu sou apaixonada por aquele parque.
 






2- A segunda grande sacada pro verão, é a praia! Isso mesmo, Malmö também tem praia! Depois que a gente entende que é uma praia do mar Báltico, na Suécia, dando-se os devidos descontos, dá pra achar o máximo! Mesmo sendo carioca da gema, acostumada com praias maravilhosas desde pequenininha, gostei da Ribersborg Beach. Dá pra andar de bicicleta, ver muita gente bonita "se querendo" muito só porque é verão, sentar no deck pra pegar Sol e mergulhar de lá mesmo. No maior estilo Miami Beach sueco, eu recomendo!





3- Eu sou uma consumista nata e acho que isso não é novidade pra ninguém! Malmö é legal pra comprar, porque tem preços mais acessíveis do que o resto da Escandinávia (aliás, deixe pra gastar dinheiro em Malmö, porque em Copenhagen, tudo sai pela hora da morte!).

 -"Södergatan" = Não deixe de ir à rua de compras mais fofa que eu conheço.



- H&M = Desça a rua Södergatan toda e encontre a H&M super sized! É a melhor de todas. Vá até o fundo da loja e entre na passagem que dá numa outra galeria, ótima pra comprar produtos de cabelo, hehe. Tem Timberland e "The Body shop" também!

- Ahlens City = Fica no final da mesma rua, cruze a ponte, pertinho da super H&M. O melhor lugar pra comprar bolsas, cosméticos e acessórios para o frio. O design do prédio também é fantástico, parece uma grande caixa de vidro.

Åhléns City

- Kicks Malmö = Loja de cosméticos, eu gosto, mas curto mais a Ahlens city que é maior e tem mais variedade!



4- Mormors Bageri = Uma dica quente pro inverno! A Mormors Bageri é um café que  vende toda a gama de deliciosos doces suecos. Eu tenho um post aqui no blog falando só sobre eles, não dá pra perder!



5 - Barista = Tomar um café ou chocolate quente no Barista é indispensável para ser tão politicamente correto como os suecos pelo menos uma vez na vida! Eu cansava de sentar lá sozinha com meu livrinho e meu chocolate!



6 = Comer em Malmö não é lá tão maravilhoso, temos muito mais fartura no Brasil! Mas se você quiser comer um falafel (vegetariano) ou um kebab (árabe-sueco), dá pra pagar 5 reais em grandes porções. A pizza também é barata (10 reais a grande) e saborosa. Agora, aquelas saladas suecas de camarão frio, eu nunca quis encarar! Fora isso tem o Karib Kreol (com post aqui no blog também) que está na moda e é claro, serve comida caribenha apimentada e gostosinha... (Ah...lá também tem restaurante vietnamita...e thailandêses muito baratos!)


(Falafel)

6 - Triangeln e Entré = São os dois maiores shopping malls de Malmo, o Entré é mais novo, maior e mais interessante, mas se você vem de Copenhagen, tem uma estação dentro do Shopping Triangeln.  O Traingeln também tem uma loja de utensílios gigantesca!

  
(Sim, eles têm mania de arquitetura- caixa de vidro!)

7 - Biblioteca de Malmö - Pô, Marília, não vou pra Europa pra visitar biblioteca, né? Cara, vá! É gigante, é linda, os funcionários são atenciosos e tem um laboratório de computadores (MAC...hehe) de última geração aberto ao público. Se precisar de serviços de impressão ou xerox, eles também têm por preços bem camaradas.





8- Pubs = Malmo tem vários pubs com muita cerveja, dardos, sinuca e pouca comida, mas é divertido pra reunir os amigos. Eu frequentava sempre o mesmo pub, mas esqueci o nome dele, lembro do Rex, que também é legalzinho.

9- Nightclubs (nossas boites) = Eu fui uma vez só e gostei, nessa só tocava rock, é boazinha e chama-se "Cube". Agora, o luxo das nossas boites, não rola, não!

10- Por fim, todos sabem que meu namorado é skatista, então eu sei tudo de Skate por lá. Se visitar o turning torso (aquele prédio fálico), vá também à pista de skate bem próxima da praia (Stapelbaddsparken). No verão há sempre algo legal acontecendo, mesmo pra quem não anda de skate. Ou procure a Bryggeriet para skate indoors. Tem outros parques, mas se você for skatista vai descobrir por si só! Malmö é conhecida como um paraíso do Skate por skatistas profissionais.


(Stapelbaddsparken).

Bom, espero ter ajudado um pouquinho, porque os sites de Malmö explicam muito pouco. Me ajudou a matar um pouquinho da saudade que tenho de lá.

Beijones!

Marília

5 comentários:

  1. Uma pena vc não ter experimentado a salada sueca de camarão frio, é uma delicia, vc não sabe o que perdeu. Sempre que vou pra lá não deixo de comer essa salada, é deliciosa!

    ResponderExcluir
  2. Prometo que não termino esse ano sem experimentar...rs mas no frio que estava fazendo no inverno por lá, não me animei nem um pouquinho...
    O camarão sueco tb não é dos meus favoritos, não...rs

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas foram de muita utilidade!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom, Roberta!!! Morei em Malmö e adorei saber que o post foi útil!

      Excluir
  4. Marília,

    adorei o post!!!

    Estou começando a me programar a ir a Malmo em Julho e adorei as dicas, já que estava meio perdida os sites nao recomendam muita coisa.

    Se puder indicar preços razoaveis de hoteis eu fico grata!

    Meu email: acperiard@yahoo.com.br

    Bjs Cecilia

    ResponderExcluir