segunda-feira, 9 de maio de 2011

Máscara Capilar Espermacete de baleia Miss Anne



Sabe aquele produto que se você olhasse a embalagem não compraria nunca? Nem que te pagassem pra levar? Pois bem, tá ele aí! Essa máscara de Espermacete de baleia é uma das melhores máscaras que já usei na vida! A empresa diz que ela é um condicionador máscara capilar (o que eu confesso não ter entendido) e que é indicada para cabelos sem brilho, volumosos e sem maleabilidade.
Essa máscara me foi indicada pela melhor cabeleireira que eu já tive na vida, mas também a mais chata! O meu cabelo era um luxo só com o relaxamento (com hidróxido de sódio) que ela fazia, mas ela me cobrava uma fortuna, desdenhava sempre do meu cabelo e era mais falsa do que nota de 15 reais! Por melhor que seja o profissional, você não precisa de uma pessoa dessas na sua vida, então cortei o mal pela raíz! Mas ela deixou o legado desse bom, bonito e barato aí de cima. É tão barato, que a embalagem de um quilo custa 20 reais!!!

Agora, você ainda está com a pulga atrás da orelha para descobrir o que é um "espermacete de baleia"? Eu também estava, então fui pesquisar! Vamos começar dizendo que espermacete, não tem nada a ver com esperma. Você não está passando espermatozóides de baleia no seu cabelo, pode ficar tranquila!

O espermacete da baleia é um óleo produzido num orgão situado na cabeça da baleia do tipo cachalote (mais conhecida pelo filme Moby Dick). Parece que esse óleo ajuda a baleia a economizar oxigênio nos longos períodos em que fica submersa. Por ser um óleo com propriedades muito parecidas com as do óleo de jojoba, possui os mesmos benefícios desse já conhecido nosso no trato dos cabelos.

A parte triste da estória, é a minha conclusão após toda essa pesquisa: a baleia precisa morrer pra gente poder desfrutar do óleo! Uma baleia adulta produz mais de 2000 kilos de espermacete (ok, não são tantas que precisam morrer) e eu não sou lá uma super defensora dos animais. Eu como frango, carne, peixe e todo o resto, mas aí é alimentação, né? Faz parte da cadeia alimentar...natural! Daí a gente matar os bichos pra fazer casaco de pele e creme de cabelo...fico meio sentida...sei não...e vocês? O que acham?

(ah... é liberada pra no/low poo)

8 comentários:

  1. Eu ja sabia q o esparmacete era um oleo da cabeça, mas ô nome esquisito viu!
    Eu tbm acho essa marca breguissima, mas usei uma ampola semi di lino da marca ha uns 2-3 anos atras e gostei muito, e custava so 2 reais! Ano passado eu procurei mas ja tava custando 5 reais, talvez por causa do sucesso que teve.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ô Paula, mas é muita honra vc por aqui! hehe
    Até a ampola semi di lino da altamoda já está mais cara! Eles não perdem tempo!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi! Obrigado pelo concelho.

    Comprei essa mascara hoje e ainda nao usei. Mas aqui, pode ficar tranquila pois a mascara da Miss Anne "Espermacete de Baleia" *nao contem espermacete de baleia* coisa alguma. rsrsrs é so o nome mesmo. Porem, um ingrediente ativo é o formol que talvez deveria causar outras preucupacoes.

    Composicao: Cetyl Alcohol, cetrimonium chloride, cetyl palmitate, methylchloroisothiazolinone, methylisothiazolinone, Citric Acid, Formaldehyde, Cl 191-40, Cl 42090, Cl 16185, Parfum (fragrance), EDTA, BHT e Aqua (water)

    Em mais detalhes...

    cetyl alcohol: O álcool cetílico já não é essencialmente produzida a partir de óleo de baleia, mas em vez disso, como produto final da indústria do petróleo, ou produzidos a partir de óleos vegetais como óleo de palma e óleo de coco. Que acredito ser bem mas em conta para essa tal da Miss Anne rsrsrs. O álcool cetílico é usado como um emulsificante, emoliente ou um agente espessante na mascara.

    cetrimonium chloride: Cetrimonium, cetil trimetilamônio ou hexadeciltrimetilamônio é um cátion de amônio quaternário cujos sais (esse cloreto de cetrimônio / cetrimonium chloride, por exemplo) são usados como anti-sépticos. Também é comumente usado nos condicionadores e xampus, como um agente de condicionamento

    cetyl palmitate: cetil palmitato é o éster derivado do ácido palmítico e álcool cetílico. (veja “cetyl alcohol” acima)

    methylchloroisothiazolinone & methylisothiazolinone: Essa combinacao é conhecia pelo nome comercial Kathon CG e é encontrada em muitos produtos à base de água de higiene pessoal e cosméticos. Kathon CG é um preservativo com efeitos antibacterianos e antifúngicos. É eficaz contra certas bactérias e fungos. É commun em artigos tipo shampoos, condicionadores, sabonetes e lenços pré-umedecidos.

    Citric Acid: (Acido citrico) É um conservante / conservador natural e é também usado para aumentar a ácidez do produto

    Formaldehyde: As soluções comerciais do formaldeído em água, comumente chamado de *formol*, foram anteriormente utilizados como desinfectantes e para a preservação de amostras biológicas. É um ingrediente comum nas escovas progressivas, pois une a queratina nos cabelos com átomos de nitrogênio causando um efeito de alisamento e redução de volume!

    Cl 191-40, Cl 42090, e Cl 16185: corantes

    Parfum = perfume / fragrancia

    EDTA: Tem varios uses mas é adicionado a cosméticos para melhorar a sua estabilidade no ar

    BHT: Butil-hidroxitolueno (BHT), um composto solúvel em gordura. usado principalmente como um aditivo antioxidante em cosméticos, produtos farmacêuticos, produtos de petróleo, e formol (entre outros).

    Aqua: Agua, auto-explicativo

    Espero ter ajudado a desmistificar essa mascara capilar "Espermacete de Baleia”. Agora, se vocês me dão licença, eu vou experimentá-lo agorinha mesmo!!! ^_^

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que aula! Adorei saber que ao comprar a máscara de que tanto gosto, não estarei matando baleias! Depois passa por aqui pra contar o que você achou!

    bjos

    Marília

    ResponderExcluir
  5. Oi Marilia!

    feliz que gostou da aula rsrsrs :p

    Como pediu, estou aqui para falar dos meus resultados com a baleiazinha da nossa amiga Miss Anne.

    Eu applicei a mascara com touca metalizada apos ter usado o xampu anti-residuos que veio com meu kit de escova progressiva da Wave Line (Victor's Proffissional). Depois, deixei secar au ar livre.

    Nao achei os resultados la essas coisas nao mas acho que eh porque eu estava esperando demais sabe... Tipo, contendo formol, esperei resultados semelhantes a uma escova progressiva e obviamente nao aconteceu. E como meu cabelo agora esta curto, nao sei muito o que esperar dessa mascara...Mas ainda nao quero desistir dela.

    Agora eu fiz uma escova progressiva novamente e estou querendo saber se posso continuar usando essa mascara agora que meu cabelo foi modificado... Vou ver no Google o que acho.

    Bjs!

    (ah, portugues nao eh meu idioma principal entao perdoe meus erros! esta muito tarde pra ir corrgindo rsrsrs)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, seu portugues é excelente!
    Eu uso essa máscara como substituta do condicionador no banho, pra isso, ela é boa. E dou uma turbinada com a ampolinha semi di lino da altamoda. Eu notei mais brilho e maciez, e só! Há muitas outras superiores! Mas o custo benefício vale a pena!

    ResponderExcluir
  7. contem formol!!!! isso não faz mal pra saúde??? eu tenho essa máscara e fiquei desconfiada quando vi fomaldehyde na fórmula....e encontrei esse blog durante minha pesquisa.... eu já usei 2 vezes e gostei do resultado.. mas o formol me deixou preocupada...

    ResponderExcluir
  8. Será que não dá nenhum tipo de reação para quem faz relaxamento a base de hidroxido de cálcio?

    ResponderExcluir