segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rotina No/low poo para cabelos cacheados - tim tim por tim tim

Muitas meninas de cabelos cacheados já devem estar escutando falar de uma nova onda provinda dos Estados Unidos chamada No Poo, o que significa isso... significa nunca lavar os cabelos com shampoo para manter os cachos bonitos, hidratados e brilhantes.

No entanto, praticar o no poo não quer dizer porcaria, não! Os praticantes do no poo costumam fabricar os próprios shampoos em casa, com limão e pepino (há muitas fórmulas), ou utilizar shampoos sem sulfatos, substancias que agridem muito os cabelos (veja uma boa listinha aqui).

Pesquisando na Internet, eu encontrei várias dicas para a prática do No poo. Eu continuo adepta do Low Poo, que significa lavar os cabelos poucas vezes na semana e com shampoos sem sulfatos. O meu shampoo atualmente é o Bed Head Sulfate free Foxy Curls da Tigi que também tem resenha aqui, mas eu ainda uso alguns shampoos hidratantes com sulfatos de vez em quando como o Kerastase Nutri thermique e o Absotut Repair da L'oreal.

Dúvidas que eu tinha sobre o No Poo:

1) Você parou de lavar os cabelos com shampoos, lava apenas com condicionadores (eles têm sim agentes de limpeza, tá!) e o seu cabelo está óleo puro! Parece que esse primeiro contato é normal! O cabelo começa a responder bem depois de mais ou menos 4 semanas.

2) Fui pra praia ou pra piscina, meu cabelo está sujo! Utilize um shampoo sem sulfatos apenas uma vez por semana, ou nesses casos, eles têm outros agentes de limpeza menos agressivos.

3) Antes de começar a técnica, use um shampoo anti resíduos, pra tirar tudo que é porcaria do cabelo. Vou explicar: Muitos produtos para cabelos contém verdadeiros venenos para os fios, aqueles que grudam e não saem nunca mais, causando a quebra dos fios por acúmulo. Esses venenos são: silicones insoluveis e petrolatos, no blog também tem uma listinha de produtos livres dessas substancias Aqui. no Brasil, eu indico os condicionadores da Elseve que são excelentes e não contém essas substancias do mal! Indico principalmente o Reparação total especial pra cabelos com química.

4) Esqueça aqueles silicones baratinhos da farmácia! Tudo porcaria!

5) Invista na umidificação com óleos naturais, eu disse 100 por cento vegetais! Os melhores são o de coco, abacate, milho, de gergelim, de argan, jojoba, e de oliva! A umidificação consiste em colocar antes de lavar com shampoo (sem sulfatos, claro!) por pelo menos meia hora, uma mistura de óleo vegetal e uma colherzinha de sopa de um creme ou condicionador da sua preferencia nos cabelos. A Paulinha do Beleza sem Fronteiras tem um vídeo excelente sobre isso.

6) Corte seus cabelos se estiverem com pontas duplas.

7) Se você tiver coragem e quiser mesmo investir no no poo, lave os cabelos com bicarbonato de sódio diluído em água morna (uma colher de sopa pra uma garrafa de água), jogue nos cabelos, massageie o couro cabeludo e enxague. A segunda opção é o vinagre de maçã, uma ou duas colheres de sopa para uma garrafa de água, cheira a vinagre, mas confere brilho e o cheiro sai facilmente com água. Há ainda uma terceira opção: Misturar a mesma quantidade de condicionador e suco de limão e passar nos cabelos. Eu vou ainda preferir o shampoo sem sulfato uma vez por semana!

8) Use um condicionador hidratante da listinha que tem aqui no blog.

9) Use um pente de dentes largos para pentear os cabelos!

10) Deixe o condicionador agir nos cabelos por uns 5 minutos, ajuda na hidratação.

11) No fim do banho, enxague o condicionador com água fria, ela diminui o frizz e o volume. (Difícil, né!)

12) Aplique um gel, mousse ou spray nos cabelos se eles forem encaracolados ou ondulados, isso vai ajudar a fixar e definir as ondas. Lembre de olhar a composição desses produtos e não usar se eles contiverem silicones insoluveis e petrolatos.

13) Se o cabelo ficar impossível nas duas primeiras semanas, tente usar tranças, elas são um penteado protetor!

14) Outra dica é adicionar uma ou duas gotas de mel ao condicionador, as americanas amam.

Eu vou esperar todos os meu shampoos super caros acabarem e arrasar no no poo (usando shampoo sem sulfatos uma vez por semana, claro...)

besos

hj fico por aqui.

5 comentários:

  1. A melhor resenha de no poo que li. parabens pelo post instrutivo.

    Esta marcado julho 2011, ainda está fazendo a rotina? qual a suas considerações agora.

    Agradeço a resposta.

    obs- comecei a fazer e estou escolhendo a melhor maneira de continuar.

    Boa tarde!
    Caroline

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline!

    Legal você ter achado a resenha boa, eu tentei responder a todas as dúvidas que eu mesma tinha ao começar o método e acho que deu certo! :)
    Depois desse tempo todo investindo no Low poo eu tive que fazer algumas concessões, decidi guardar meus shampoos sem sulfatos para quando realmente todos os meus produtos fossem liberado para no/low poo. Acabei comprando alguns produtos que mudaram suas fórmulas e deixaram de ser liberados e aí resolvi usar tudo que eu tinha que não era liberado até o fim de janeiro. Encontrar produtos liberados para o método por aqui não é muito fácil...
    mas agora encontrei um site que tem vários podutos, o site é americano, mas posta para o Brasil. Atualmente lavo os cabelos duas vezes por semana com os shampoos absolut repair da l'oreal e o Nutri thermique da kerastase. Nos outros dias faço co-wash com o condicionador Lory's kids. Aplico o Duo butter da gold black e no fim algum produto pra modelar os cachos... Nada liberado pra no poo, tô tentando acabar com tudo o que tenho que não é liberado e volto pro low poo com força total mês que vem. Não desisti, não! rs
    Bjocas
    Tomara que dê muito certo pra vc também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta.

      Bom eu tinha muita caspa (à muito tempo) e parece que depois que mudei a forma de lavar as ondas ( e couro rs), a raíz do cabelo ficou de bem comigo novamente.
      Tambem tenho uma linha da inoar argan home care, que não é liberado, mas estou usando beem esporadicamente (pq não da pra deixar uma linha cara e tão cheirosinha assim esquecida no armario né), mas ainda assim o resultado esta sendo muito satisfatório.


      Boa sorte pra ti!

      Winne Caroline

      Excluir
  3. Me responde uma duvida por favor, se eu usar a soluçao de bicarbonato sempre que lavar, no meu caso um dia sim outro não, meus fios podem ressecar?? Pq meu cabelo se deu mto bem com o bicarbonato, acho melhor q lavar com condicionador...bjs adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Winnie;

    Voltei pro low poo com forca total...tô adorando o resultado!

    Rubya;

    Se está dando certo pro seu cabelo, vale a tentativa, eu mesma nunca usei o bicarbonato, quem sabe tente algum dia, né...
    Meu cabelo é bem crespo, estilo thais araujo, entao acaba se dando bem com o co-wash com condicionador...tenta e depois me conta?

    Beijoes pras duas!

    ResponderExcluir